Memória do ensino de Matemática: a sabatina nas aulas de Matemática no ensino primário
- zenildosantos
- 6 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Este artigo publicado na Revista HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática apresenta análise de dados coletados durante o mestrado que apresenta a memorias de uma estudante do ensino de matemática em um Grupo Escolar na década de 1970 .
RESUMO : Este trabalho tem como objetivo descrever as lembranças de uma ex-aluna do ensino primário do Município de Aiquara BA, revisitando o passado mediante a memória das práticas do ensino de matemática. Para cumprir tal objetivo, usa a narrativa de histórias devida como suporte metodológico e considerou como fonte a entrevista cedida por uma aluna que frequentou o então curso primário nos Grupos Escolares Lomanto Junior e Júlio Ignácio de Matos, trazendo enfoque às memórias das aulas de matemática, bem como o relato da relação professor-aluno presentes no contexto da sala de aula. A narrativa tecida aponta aspecto de uma cultura de ensino marcada pelo castigo, em decorrência do estudo da tabuada, aferida pela sabatina
Palavras-Chave: Narrativas. Memórias. Ensino de Matemática. Ensino Primário. Tabuada
Acesse o artigo no link:
Se preferir pode fazer o download clicando no ícone abaixo
Como citar:
APA:
Santos, Z. (2021). MEMÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: a sabatina nas aulas de Matemática no ensino primário . Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–18. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/435.
ABNT:
SANTOS, Z. MEMÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: a sabatina nas aulas de Matemática no ensino primário. . Revista de História da Educação Matemática, [S. l.], v. 7, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/435. Acesso em:
Comments