Integração do Google Drive e WhatsApp como ambiente de aprendizagem
- zenildosantos
- 3 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Neste artigo, Integração do Google Drive e WhatsApp como ambiente de aprendizagem em uma disciplina no ensino superior, publicado na Revista De Ciência Da Computação - ReCiC (ISSN 2596-2701), em 2019, fiz uma parceria com o professor Dr. Claudinei de Camargo Sant'Ana.
O artigo foi escrito quando cursava uma disciplina do Mestrado em Educação Científica e formação de Professores. Os dados foram levantados durante o Estágio em Docência realizado em uma turma de estudantes do curso de Matemática da UESB.
RESUMO: Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com estudantes matriculados no quarto semestre do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Trata-se de uma abordagem qualitativa, que tem como objetivo analisar as potencialidades do Google Drive e o WhatsApp como ambiente virtual de aprendizagem. Para isso, utiliza o processo de interação síncrona e assíncrona dos estudantes levando em consideração as discussões e comentários dos textos no grupo do WhatsApp e das atividades postadas no Google Drive. Utiliza-se da Análise de Conteúdo para tratar os dados levantados. Os resultados apontam que tanto o uso do WhatsApp quanto o Google Drive favoreceram a interação, cooperação e colaboração dos discentes no processo de ensino-aprendizagem para além dos limites físicos da sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Whatsapp, Google Drive, processo Ensino-Aprendizagem.
Acesse o artigo no link:
Como citar:
APA
Santos, Z., & Sant’Ana, C. de C. (2019). Integração do Google Drive e WhatsApp como ambiente de aprendizagem em uma disciplina no ensino superior. Revista De Ciência Da Computação, 1(1), p. 1-10. https://doi.org/10.22481/recic.v1i1.4919
ABNT
SANTOS, Z.; SANT’ANA, C. de C. Integração do Google Drive e WhatsApp como ambiente de aprendizagem em uma disciplina no ensino superior. Revista de Ciência da Computação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 1-10, 2019. DOI: 10.22481/recic.v1i1.4919. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/4919. Acesso em: 3 jan. 2022.
Comments